top of page

Em ato histórico Lula reconhece como assentamento Quilombo Campo Grande, no sul de Minas

Ao todo foram assentadas 4.883 famílias Sem Terra, criados 60 novos assentamentos de Reforma Agrária do MST e liberadas verbas para o desenvolvimento rural.


Por Flora VillelaDa Página do MST

Na manhã desta sexta-feira (7), o MST conquistou uma vitória histórica na luta pela terra no país. Durante Ato Público no munícipio de Campo do Meio, sul de Minas Gerais, o presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), assinou, dentre outras medidas, o decreto de desapropriação da antiga fazenda-usina Adrianópolis e sua destinação para fins de Reforma Agrária. O território, de mais de 4 mil hectares, foi batizado de Quilombo Campo Grande, em homenagem a resistência histórica da região.

A área, desapropriada em prol de 300 famílias, foi ocupada a 27 anos e resistiu a 11 despejos, sendo o mais duro deles durante o período de pandemia, quando a escola popular Eduardo Galeano foi destruída. Com a desapropriação são reconhecidos os anos de luta e organização do povo Sem Terra na região e a sua produção farta e sustentável de alimentos saudáveis, como destacou o dirigente estadual do MST em Minas Gerais, Silvio Netto.

“O grande homenageado de hoje é esse povo que resistiu, e que essa resistência possa inspirar o governo e todos os lutadores do povo. Reafirmamos que não é o latifúndio que carrega o Brasil nas costas, e sim a agricultura familiar e camponesa”, afirmou ele.


ree

 
 
 

Comentários


FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS AÇÕES

Obrigado pelo envio!

Inserir um subtítulo (3).png

Rua Cônego Clodomiro 325, Centro-Campo do Meio, Cep 37165-000, MG

  comercial.guaii@gmail.com  |  Tel: (31) 98334-2050

© 2024 por Guaií Cooperativa Camponesa.

bottom of page