top of page

MEIO AMBIENTE

O território do Quilombo Campo Grande está localizado no município de Campo do Meio, que possui um território de 275 km², onde 116 km² desses, foi inundado pelo lago da represa de Furnas, dos 159 km² restantes, 6.5 km² se estendem a área urbana (CAMPO DO MEIO, 2006). Sua população total estimada em 10.059 e 1.417 no meio rural, uma taxa de urbanização de 87,7% (IBGE, 2010). 

 

O seu relevo é de planaltos e solo predominantemente do tipo Latossolo Vermelho – LV (IBGE, 2006), que são de característica profunda, somados a um bioma de transição entre mata atlântica e cerrado. O clima é tropical mesotérmico, ou tropical de altitude, e as temperaturas médias anuais são entre 21º C e 23º C, o que a faz uma região altamente favorável para a agricultura.

Na área onde estamos localizados, existem 53 tipos de espécies da flora. Dentre elas o Alecrim do Campo, a Amoreira, o Barbatimão, o Bambu do Cerrado, o Cedro, a Embaúba, a Figueira, o Ipê-amarelo, o Ipê-roxo, o Jatobá, o Jacarandá, a Peroba, a Sucupira e muitos outros.Muitas das espécies vegetais encontradas nas áreas de vegetação natural dos assentamentos encontra-se em extinção, onde destacamos a Palmeira Juçara (Euterpe edulis) que de acordo com a Lista de Espécies Ameaçada de Extinção da Flora do Estado de Minas Gerais (Deliberação COPAM 085/97), é classificada como vulnerável.A riqueza de espécies vegetais em nossos assentamentos influencia na riqueza de animais silvestres encontrados.

FLORA

A presença de animais está associada aos diversos tipos de vegetação da região e se verifica que nos locais de floresta, principalmente às margens dos rios, a fauna é mais presente e abundante.Os levantamentos da fauna foram realizados através de entrevistas com as famílias, bem como de rastros durante as caminhadas. Os animais levantados foram agrupados em 17 espécies de mamíferos, 03 de répteis, 03 de anfíbios e 21 espécies de aves. Dos mais conhecidos temos: Mamíferos: Onça parda, Raposa, Cachorro do Mato, Gato do Mato, Tatus, Macaco Bugio, Tamanduá-bandeira, Veado, Capivara, Lontra. Répteis: Jacaré, Cobra Coral, Teiú. Aves: Canário da Terra, Cardeal, Coruja, Tucano, Gavião, João de Barro, Pássaro Preto, Sabiá, Seriema.

 

FAUNA

NOSSOS COMPROMISSOS

Plantar 100 milhões de árvores em dez anos nas escolas do campo, cooperativas, centros de formação técnica, praças, avenidas e nas cidades, fortalecer a produção de alimentos saudáveis nas áreas de assentamentos e acampamentos do MST, denunciar o modelo destrutivo do agronegócio e seus impactos ao meio ambiente. Esses são alguns dos objetivos do Plano Nacional Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis, lançado em 2020 pelo MST em todo Brasil.
 

2021-09-21-Semana-da-Arvore.png

O Plano é um espaço de articulação, formação, organização política e amplo debate, reafirmando:

  • a Reforma Agrária Popular e a defesa dos seus territórios, bem como da agricultura familiar;

  • a Soberania Alimentar como uma mudança radical no sentido da produção e distribuição de alimentos, garantindo o acesso a alimentos saudáveis, especialmente para as populações mais vulneráveis — como forma de promover a saúde preventiva em um país que lidera o uso de agrotóxicos no mundo;

  • a Agroecologia, fundamentada na sociobiodiversidade, na economia solidária e no respeito aos conhecimentos tradicionais e às culturas locais e regionais;

  • e o cuidado com os Bens Comuns, como a água, os minérios, a terra e a biodiversidade — recursos naturais finitos e, por isso, pertencentes a toda a humanidade, exigindo sua preservação.

Plantar árvores e produzir alimentos saudáveis são práticas historicamente desenvolvidas pelo MST. Neste especial, você terá acesso exclusivo a diversas informações sobre o Plano Nacional. Com isso, o MST acredita estar contribuindo significativamente para a sociedade e para os biomas brasileiros.

(Fonte: Especial “Plantar Árvores, Produzir Alimentos Saudáveis”)

FIQUE POR DENTRO DAS NOSSAS AÇÕES

Obrigado pelo envio!

Inserir um subtítulo (3).png

Rua Cônego Clodomiro 325, Centro-Campo do Meio, Cep 37165-000, MG

  comercial.guaii@gmail.com  |  Tel: (31) 98334-2050

© 2024 por Guaií Cooperativa Camponesa.

bottom of page