Guaií – Cooperativa Camponesa

AGRICULTURA FAMILIAR
Campo do Meio . Sul de Minas . Brasil
Açúcar mascavo orgânico Pimentas orgânicas

Cooperativa Camponesa

Nossa História

A história da Cooperativa Camponesa está profundamente vinculada à chegada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no sul de Minas, que permitiu a desapropriação de terra improdutivas e devolutas na região e a criação de assentamentos rurais para beneficiar mais de uma centena de famílias.

Antes de residirem nos assentamentos, as famílias desenvolviam atividades rurais como empregados assalariados nas fazendas da região, como diaristas, por produção e alguns cultivavam lavoura como meeiros (trabalhavam e recebiam a metade da produção) e hoje, todas as famílias da cooperativa apresentam como laço de origem a luta pela reforma agrária na região sul do Estado de Minas Gerais, organizadas através do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiros (Camponesa)

Acreditando ser a forma coletiva de organização econômica e social da produção, o caminho a ser trilhado para melhorar suas condições de vida, no ano de 2012, foi fundada a Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiros (Camponesa), tendo como objetivo social proporcionar melhor qualidade de vida e inclusão social aos camponeses sul mineiros, para o fortalecimento da solidariedade e da Agroecologia.

Agricultura Familiar. Guaií - Cooperativa Camponesa (Foto: DoDesign-s)

Hoje a Cooperativa Camponesa tem três Assentamentos, que além de atividades produtivas bem definidas, como o cultivo do café, da cana, do leite e seus derivados, produzem para sua subsistência e comercialização hortaliças, frutas (banana, melancia, maracujá, abacate, manga e goiaba), grãos (milho e feijão) e mel. Para ampliar a renda, as famílias prestam serviços de colheita de café em outras unidades produtivas, além de serem beneficiados pelas políticas públicas do Governo Federal como o Programa Bolsa Verde e Bolsa Família.

Organizada através de diversos grupos de produção, a Cooperativa Camponesa destaca-se pelos coletivos de mulheres, os grupos do café, do grão, derivados da cana, pimenta, leite, polpas e frutas, comercializando seus produtos em diversos eventos em nível nacional e tendo como principal produto o café.

A Cooperativa visualiza um horizonte cheio de oportunidades para sua base sócia e um crescimento que pode vir mudar a história do município de Campo do Meio e a região Sul de Minas Gerais.

Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiro Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Concrab PPP-Ecos Christian Aid DoDesign-s Design & Marketing