.png)

Nossa História
A história da Cooperativa Camponesa está profundamente vinculada à chegada do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no sul de Minas, que permitiu a desapropriação de terra improdutivas e devolutas na região e a criação de assentamentos rurais para beneficiar mais de uma centena de famílias.
Antes de residirem nos assentamentos, as famílias desenvolviam atividades rurais como empregados assalariados nas fazendas da região, como diaristas, por produção e alguns cultivavam lavoura como meeiros (trabalhavam e recebiam a metade da produção) e hoje, todas as famílias da cooperativa apresentam como laço de origem a luta pela reforma agrária na região sul do Estado de Minas Gerais, organizadas através do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).


Acreditando ser a forma coletiva de organização econômica e social da produção, o caminho a ser trilhado para melhorar suas condições de vida, no ano de 2012, foi fundada a Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiros (Camponesa), tendo como objetivo social proporcionar melhor qualidade de vida e inclusão social aos camponeses sul mineiros, para o fortalecimento da solidariedade e da Agroecologia.


Organizada através de diversos grupos de produção, a Cooperativa Camponesa destaca-se pelos coletivos de mulheres, os grupos do café, do grão, derivados da cana, pimenta, leite, polpas e frutas, comercializando seus produtos em diversos eventos em nível nacional e tendo como principal produto o café.
A Cooperativa visualiza um horizonte cheio de oportunidades para sua base sócia e um crescimento que pode vir mudar a história do município de Campo do Meio e a região Sul de Minas Gerais.
A Cooperativa Camponesa tem como:
Missão
Proporcionar melhor qualidade de vida e emancipação social aos camponeses(as) e sua comunidade, numa perspectiva de fortalecimento da solidariedade e da Agroecologia.
Visão
Ser reconhecida pelos cooperados(as), instituições governamentais e sociedade civil como uma solução econômica, social e ecológica aos camponeses(as) do sul de Minas Gerais.
Valores
Transformação social, Transparência, Responsabilidade, Persistência
A marca Guaií
Guaií é a marca dos produtos da Cooperativa Camponesa. Guay ou Guaí significa semente boa em tupi-guarani. Criamos uma grafia própria para a marca, mantendo a sonoridade da palavra Guarani.
Construímos coletivamente todas as ideias, projetos e ações — germinadas, plantadas e cultivadas pela comunidade.
Organização
A Cooperativa Camponesa presa pela democracia ascendente, onde seus cooperados(as) participam das definições e rumos desta sociedade organizada.

A organização é estruturada da seguinte forma:
-
Grupos Gestores de Linhas Produtivas: Formados por cooperados que realizam reuniões periódicas com coordenadores eleitos pelos membros do grupo.
-
Assembleia Geral: A instância máxima de decisão, onde são apresentadas as discussões dos grupos.
-
Conselho Administrativo ou Coordenação Política: Responsável pela proposição e condução da cooperativa, composto por Coordenador Geral, Coordenador Secretário e Coordenador Adjunto, membros da comunidade, eleitos em Assembleia Geral para um mandato de três anos.
-
Gerência Administrativa: Pode incluir um Gerente Geral, Gerente Administrativo, Gerente Comercial, Gerente Técnico, Gerente Agroindustrial, entre outros, conforme necessário, e que preferencialmente devem ter capacidade técnica para suas funções.
-
Conselheiros Fiscais: Três conselheiros e seus suplentes, escolhidos pela Assembleia Geral para um mandato de três anos, que realizam reuniões periódicas para fiscalizar as contas e avaliar a conclusão das atividades definidas.