Guaií – Cooperativa Camponesa

AGRICULTURA FAMILIAR
Campo do Meio . Sul de Minas . Brasil
Açúcar mascavo orgânico Pimentas orgânicas

Três tipos de vegetação

Na região onde a Cooperativa Camponesa está localizada, a vegetação é caracterizada e dividida em três tipos: Florestas Estacionais semideciduais (Florestas), os Cerrados sensu stricto (Cerrado), e os Campos de Altitude (Campos).

A Floresta é a vegetação predominante em nossos assentamentos e no sul de Minas, sendo encontrado nas áreas de solos mais férteis, junto aos cursos d´água, nas encostas de serras e montanhas, sempre como elemento de verde exuberante na paisagem, distinguisse-se assim das outras duas formas de vegetação.

O Cerrado aparece na forma de manchas de vegetação, de um verde opaco ao marrom em meio às florestas e campo de altitude. Suas árvores tortuosas estão presentes em áreas de solo fraco na região, com isso tem-se a justificativa para a ocorrência desta vegetação onde há predominância de florestas, onde o tipo e estrutura do solo permite que haja a formação destas manchas de cerrado em meio à paisagem. Neste tipo de vegetação é possível dividi-la em dois estratos, um superior composto de árvores e arbustos e outro composto de ervas e gramíneas.

Os Campos de Altitude constituem uma vegetação associada às encostas e topos de morros, tendo como predominância espécies herbáceas e gramíneas.

Veja também:

Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiro Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Concrab PPP-Ecos Christian Aid DoDesign-s Design & Marketing