Guaií – Cooperativa Camponesa

AGRICULTURA FAMILIAR
Campo do Meio . Sul de Minas . Brasil
Açúcar mascavo orgânico Pimentas orgânicas

Orgânicos

Certificação Orgânica Participativa

O mecanismo de formalização da certificação orgânica da Cooperativa Camponesa é realizado através da Central de Orgânicos do Sul de Minas (Orgânicos do Sul de Minas), que é uma central de associações e cooperativas de produtores orgânicos da região Sul de Minas Gerais, que nasceu da necessidade de interação e fortalecimento dos grupos de produtores orgânicos.

organicos-guaii-cooperativa-camponesa

Tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento da Agroecologia com maior eficiência de produção e busca defender, com os recursos disponíveis, os direitos e os interesses das associações e dos produtores a ela vinculados, além de estabelecer mecanismos de formalização da Certificação Participativa, por meio da criação do OPAC (Organismo Participativo da Avaliação da Conformidade), legalmente constituído e credenciado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA, cuja responsabilidade é avaliar a conformidade orgânica dos produtos, incluir os produtores orgânicos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos e autorizá-los a utilizar o selo de Orgânicos (SisOrg), permitindo assim que os produtos sejam reconhecidos em todo o território nacional igualmente à certificação por auditoria.

Desde início de 2011, o selo de Orgânicos é obrigatórios para comercialização de quaisquer produtos orgânicos em território nacional. O selo está presente nos produtos que obedecem ao regulamento brasileiro de orgânicos (Lei 10.831).

Mais informações no site oficial da entidade certificadora: www.organicossuldeminas.org.br

Cooperativa dos Camponeses Sul Mineiro Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra Concrab PPP-Ecos Christian Aid DoDesign-s Design & Marketing